

Os Templos de candomblé são chamados de casas, roças ou Terreiros. As casas podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal ou mista:
Casas pequenas, que são independentes, possuídas e administradas pelo Babalorixá/Tatetú ou Yalorixá/Mametú dono da casa e pelo Orixá principal respectivamente. Em caso de falecimento do dono, a sucessão na maioria das vezes é feita por parentes consanguineos, caso não tenha um sucessor interessado em continuar a casa é desativada. Não há nenhuma administração central.
Casas grandes, que são organizadas tem uma hierarquia rígida, não é de propriedade do sacerdote, nem toda casa grande é tradicional, é uma Sociedade Civil ou Beneficente.
Casas de linhagem matriarcal: (só mulheres) assumem a liderança da casa como Yalorixá/Mametú.
*Ilé Axé Iyá Nassô Oká - Casa Branca-Engenho Velho - considerada a primeira casa a ser aberta em Salvador, Bahia
*Ilé Iyá Omi Axé Iyámase do Gantois - Terreiro do Gantois - Salvador, Bahia
*Ilé Axé Opó Afonjá - Opó Afonjá - Salvador, Bahia e Coelho da Rocha, Rio de Janeiro
*Kwe Kpodaba-Asé Podaba - fundado em 1851 - Rio de Janeiro
*Ilé Omo Oyá Legi - Mesquita, Rio de Janeiro
*Zoogodô Bogum Malê Rondó - Terreiro do Bogum - Salvador, Bahia
*Querebentan de Zomadônu - Casa das Minas - fundada +/- 1796 - São Luiz, Maranhão
Casas de linhagem patriarcal: (só homens) assumem a liderança da casa como Babalorixá no Culto aos Orixá ou Babaojé no Culto aos Egungun.
*Ilê Agboulá - Ilha de Itaparica
*Sociedade Cultural e Religiosa Ilê Axipá - Ilê Axipá - Salvador, Bahia
Casas de linhagem mista: tanto homens como mulheres podem assumir a liderança da casa.
*Ilé Maroialaji - Terreiro do Alaketu - Salvador, Bahia
*Ilé Axé Oxumarê - Casa de Oxumarê - Salvador, Bahia
*Ilé Axé Odó Ogè - Terreiro Pilão de Prata - Salvador, Bahia
*Obá Ogunté - Terreiro Obá Ogunté - Recife, Pernambuco
*Kwé Ceja Houndé - Roça do Ventura - Cachoeira e São Felix, Bahia
A lei federal nº. 6.292 de 15 de Dezembro de 1975 protege os terreiros de candomblé no Brasil, contra qualquer tipo de alteração de sua formação material ou imaterial. O Instituto Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN) e o Instituto Patrimônio Artistico e Cultural da Bahia (IPAC) são os responsáveis pelo tombamento das casas.
A progressão na hierarquia é condicionada ao aprendizado e ao desempenho dos rituais longos da iniciação. Em caso de morte de uma ialorixá, a sucessora é escolhida, geralmente entre suas filhas, na maioria das vezes por meio de um jogo divinatório Opele-Ifa ou jogo de búzios. Entretanto a sucessão pode ser disputada ou pode não encontrar um sucessor, e conduz frequentemente a rachar ou ao fechamento da casa. Há somente três ou quatro casas em Brasil que viram seu 100° aniversário.
Casas pequenas, que são independentes, possuídas e administradas pelo Babalorixá/Tatetú ou Yalorixá/Mametú dono da casa e pelo Orixá principal respectivamente. Em caso de falecimento do dono, a sucessão na maioria das vezes é feita por parentes consanguineos, caso não tenha um sucessor interessado em continuar a casa é desativada. Não há nenhuma administração central.
Casas grandes, que são organizadas tem uma hierarquia rígida, não é de propriedade do sacerdote, nem toda casa grande é tradicional, é uma Sociedade Civil ou Beneficente.
Casas de linhagem matriarcal: (só mulheres) assumem a liderança da casa como Yalorixá/Mametú.
*Ilé Axé Iyá Nassô Oká - Casa Branca-Engenho Velho - considerada a primeira casa a ser aberta em Salvador, Bahia
*Ilé Iyá Omi Axé Iyámase do Gantois - Terreiro do Gantois - Salvador, Bahia
*Ilé Axé Opó Afonjá - Opó Afonjá - Salvador, Bahia e Coelho da Rocha, Rio de Janeiro
*Kwe Kpodaba-Asé Podaba - fundado em 1851 - Rio de Janeiro
*Ilé Omo Oyá Legi - Mesquita, Rio de Janeiro
*Zoogodô Bogum Malê Rondó - Terreiro do Bogum - Salvador, Bahia
*Querebentan de Zomadônu - Casa das Minas - fundada +/- 1796 - São Luiz, Maranhão
Casas de linhagem patriarcal: (só homens) assumem a liderança da casa como Babalorixá no Culto aos Orixá ou Babaojé no Culto aos Egungun.
*Ilê Agboulá - Ilha de Itaparica
*Sociedade Cultural e Religiosa Ilê Axipá - Ilê Axipá - Salvador, Bahia
Casas de linhagem mista: tanto homens como mulheres podem assumir a liderança da casa.
*Ilé Maroialaji - Terreiro do Alaketu - Salvador, Bahia
*Ilé Axé Oxumarê - Casa de Oxumarê - Salvador, Bahia
*Ilé Axé Odó Ogè - Terreiro Pilão de Prata - Salvador, Bahia
*Obá Ogunté - Terreiro Obá Ogunté - Recife, Pernambuco
*Kwé Ceja Houndé - Roça do Ventura - Cachoeira e São Felix, Bahia
A lei federal nº. 6.292 de 15 de Dezembro de 1975 protege os terreiros de candomblé no Brasil, contra qualquer tipo de alteração de sua formação material ou imaterial. O Instituto Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN) e o Instituto Patrimônio Artistico e Cultural da Bahia (IPAC) são os responsáveis pelo tombamento das casas.
A progressão na hierarquia é condicionada ao aprendizado e ao desempenho dos rituais longos da iniciação. Em caso de morte de uma ialorixá, a sucessora é escolhida, geralmente entre suas filhas, na maioria das vezes por meio de um jogo divinatório Opele-Ifa ou jogo de búzios. Entretanto a sucessão pode ser disputada ou pode não encontrar um sucessor, e conduz frequentemente a rachar ou ao fechamento da casa. Há somente três ou quatro casas em Brasil que viram seu 100° aniversário.
Casas de candomblés Angola/Kongo no Brasil:
*Kupapa Unsaba (Bate-Folha Rio) - Mam'etu Ria N'kisi Mabeji (Rua Edgar Barbosa nª:23/Anchieta ou pelo telefone: (21) 3019-9233)
*Terreiro Tumbensi - (Roberto Barros Reis e Maria Genoveva do Bonfim);
*Terreiro Tumba Junçara - (Manoel Ciriaco Nascimento de Jesus e Manoel Rodrigues do Nascimento);
*Bate - Folha Rio (Kupapa Unsaba)
*Terreiro Bate Folha - (Manuel Bernardino da Paixão);
*Angolão Paketan - (Mariquinha Lembá);
*Calabetão - (Maria Calabetão);
*Terreiro da Goméia - (João Torres Filho);
*Beiru - (Rufino do Beiru).
*Abaça de São Jorge- (Erundina Nobre dos Santos - Manadeuí) atual sacerdotisa Marizete Silva Lessa - Oia Matamba.
*Nzo Kavunguoxi - (Tata ia Mukixi Carlos Kavungu);
*Abaçá Multalanguangy - tata ty inkiçe:Joel Domingos/socorro-se(Axé Manadêuí)
*Abassa Oxossi kasilecy-Direção Mãe wilma Orodomim
*Roça netos de mineiros (Carlos Ney Simão também conhecido como Kisymbi)
*Abassá Oyá Bagàn (mameto de inkice):Jane Lucia Santos-Yangànga filha de Taytanguê
Kilombo Memeto Kissimbi (Tateto DanDeui) Monte Mor ver Orkut (Kilombo Memeto Kissimbe)
Unzó Kuna Nkici Tumbensi Malawla: Tata riá Nkisi Juraci Xavier Passinho - Bairro de Águas Claras , Salvador (Ba)
Nzo Luvembo [ Av. Rio Branco, 142] - Santa Maria -RS www.luvembo.org
Kitalasimbi - feiticeiro de Kimbanda filho de Tata Ria Nkisi Musulê - Zona Lesta SP e neto de Njangotango
Ilê Axé Abaçá Oya Cidavanju
ResponderExcluirCNPJ n. 07.768.579/0001-86, com sede na Rua “E”, n.213, Loteamento Jardins dos Coqueiros, Bairro Santa Lúcia, Aracaju-SE
Yalorixá Mª Valquíria P. S. Carvalho