segunda-feira, 6 de abril de 2009

NGUNZO / KABILA / MUTALAMBÔ


NGUNZO: Engloba as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.


KABILA: O que cuida dos rebanhos da floresta, cultuado no Brasil em candomblés de Nação Angola e tem semelhança com o Orixá Oxóssi do Candomblé Ketu.


MUTALAMBÔ: Mutalambô ou Lambaranguange é um Nkisi caçador, que vive em florestas e montanhas, é o Nkisi da fartura e comida abundante, assim como Kabila. Equivalente ao Orixá Oxossi do Candomblé Ketú.
Na Mitologia Bantu
- Tat'etu Mutakalambô ou Mutakulamburungunzo (o mais velho) - O Caçador divino. Todos os povos antigos tinham o seu caçador e defensor divino que era responsável pela fartura e pela defesa da aldeia.
O Caçador divino não é ninguém. Cada povo lhe entendeu de um jeito e lhe representou na sua cultura e na sua língua, mas faz parte do inconsciente coletivo de tempos imemoráveis.
Também andam neste caminho Nkongobila/Telekompenso. Estes caçadores bantu para se identificarem com qualquer outro caçador mitológico não foi difícil. Ai entra o Oxóssi
os Odé dos Yorubá e até os caçadores ancestrais brasileiros , como caboclos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responda com respeito. Você não é obrigado a gostar ou concordar com o conteúdo, porem, não se expresse aqui com falta de respeito. Agradeço o comentario deixado. Axé.